Parceria entre Casa da Fraternidade e SENAI forma novos profissionais em Araranguá
O SENAI, em parceria com a Casa da Fraternidade, realizou na noite de quarta-feira, 10 de setembro, a formatura de 38 alunos dos cursos de qualificação profissional de Modelista de Roupas, Assistente Administrativo e Panificação. O evento aconteceu na sede da instituição, em Araranguá, e reuniu estudantes, familiares, professores e gestores da Casa e do SENAI.
De acordo com a presidente da Casa da Fraternidade, Cátia Hahn, a realização dos cursos na instituição representa a concretização de um sonho, levando oportunidade de qualificação para toda a comunidade. “Acreditamos que a profissionalização é o caminho. Esses cursos são uma chance que o SENAI proporciona para jovens e adultos que encontram dificuldade em ingressar no mercado de trabalho”, destacou.
Os cursos, com carga horária de 60 horas cada, foram realizados nas instalações da Casa da Fraternidade, que conta com laboratórios de panificação, informática e costura. Coube ao SENAI a execução e a organização pedagógica. Cátia lembra que a instituição atende jovens até os 18 anos e que muitos ex-alunos procuravam a Casa em busca de capacitações profissionais.
A formação também atraiu pessoas da comunidade em busca de novas qualificações, inclusive profissionais já estabelecidos em outras áreas. É o caso da psicóloga Cristiane Pirolla e do esposo, Fabiano Pirolla, que participaram do curso de Panificação. “Sempre sonhei em fazer esse curso, para aprender mais sobre manipulação de alimentos e ingredientes, e quem sabe futuramente empreender na área”, contou Cristiane.
O coordenador de Educação Profissional do SENAI Regional Sul, Daniel Becker Pavan, avaliou a parceria como um grande sucesso e reforçou o compromisso de continuidade. “Nosso objetivo é transformar vidas, incentivar o conhecimento e oferecer profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Fica o nosso compromisso de fortalecer cada vez mais essa parceria. Contem com o SENAI para o que for preciso”, afirmou.
A Casa da Fraternidade de Araranguá atende atende em torno de 400 crianças, adolescentes e jovens em suas atividades, desenvolvendo as potencialidades e contribuindo com a formação em seus projetos educacionais, culturais e assistenciais, como o Centro de Educação Infantil Creche Meimei que ampara bebes a partir dos 6 meses e projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, entre outros.
Voltar